A Mestria VII

O VOSSO MOTORISTA A MENTE

É por meio de vosso corpo físico, que os ocultistas denominam corpo astral, e os psicólogos modernos, inconsciente e subconsciente, que recebeis as forças que sustentam a saúde de vosso corpo e alimentam a vida de vosso organismo.

Para que compreendais bem o que é designado por esses termos, vou explicar-vos o que é esse corpo.

O corpo psíquico é um corpo teal, formado de luz semelhante á luz que recebeis dos astros, invisível á vista normal.

Ele é a reprodução exata de vosso corpo físico, cuja forma geralmente adota, embora possa modificar-se com mais ou menos facilidade.

Os psicólogos modernos deram-lhe o nome de subconsciente, porque guarda a recordação das coisas inferiores ou passadas, ou de inconsciente, para distingui-lo da consciência exterior.

Como ele recebe e registra, ao mesmo tempo, as luzes superiores do espirito, as percepções exteriores recebidas pelos sentidos e as recordações inferires ou passadas, torna-se o campo de luta das forças mais antagônicas que possam apresentar-se em vosso ser.

Por outro lado, é imensamente susceptível á sugestão que lhe derdes voluntariamente.

Sendo ele o motorista de todo o vosso organismo, é indispensável que o conheçais muito bem e o eduqueis definida e sistematicamente na direção que deverá seguir para conservar vosso corpo físico em perfeito estado de saúde para manter os vossos negócios na linha ascendente da prosperidade e do progresso.

O estado de saúde de vosso corpo e as condições de vossos negócios dependem da direção e orientação que derdes a esse corpo, pois, conforme as atividades dele, também serão os resultados que conheceis no plano físico.

Tudo o que pensaste em vosso passado, por mais remoto que seja, e o que estiverdes pensando agora, formam s elementos constituinte de seus atos e das coisas que quiserdes que vos forneça.

Não pode existir em vosso corpo físico aquilo que não estiver em atividade em vosso corpo psíquico, e, por isso, se quiserdes que vos apresente um determinado efeito, gravai nele a imagem daquilo que quiserdes conseguir.

Vosso corpo psíquico penetra e enche cada átomo de vosso corpo físico, cada fibra de vosso sistema nervoso e cada célula de vosso cérebro, vitalizando-a, fortalecendo-a e eletrizando-a.

Por conseguinte, toda mudança ou melhora que desejardes produzir em vosso corpo físico, em vossa mente ou em vosso ambiente, deve ter seu inicio no vosso ambiente, deve ter seu inicio no vosso corpo psíquico.

Para que vosso motorista efetue os movimentos de vossa maquina de acordo com os vossos desejos, é preciso que o orienteis e lhe deis as ordens necessárias, e para que ele vos leve por caminhos mais convenientes as vossas ambições, é preciso que indiqueis o ponto a que quereis chegar. Indicai-lhe continuamente o ponto a que quereis chegar, dizei-lhe que vos leve por bons caminhos, agradai-o, elogiai-o pelos seus bons serviços e confiai nele complemente.

Enquanto vosso corpo psíquico for dirigido por uma atitude mental positivam harmoniosa, sadia e perfeita, gozareis de boa saúde e vossos negócios correrão bem; e, na proporção em que o educardes e treinardes nessas atividades, vosso vigor , atividade e resistência física aumentarão.

Se dedicardes alguns minutos diários a ensinar vosso corpo psíquico (vosso motorista), a cuidar de vosso corpo físico (vosso carro), vos tornareis tão sadios e vigorosos que ficareis praticamente imunes a todas as moléstias.

Para esse fim, deveis, primeiramente, cultivar somente as atividades mentais que exprimam idéias de saúde e representem sentimentos de saúde e bem-estar.

Toda atividade mental que exprima a idéia de saúde, o desejo e a sensação de saúde, gravará em vosso corpo psíquico a direção que devera tomar para levar-vos ao estado de saúde.

Quanto mais falardes e pensardes na saúde e na prosperidade, se o fizerdes com calma, clareza e convicção, mais bem recebidas serão pelo vosso corpo psíquico essas vossas ordens e com mais perfeição as executará, pois não encontra dificuldade alguma em cumprir uma ordem que lhe seja dada com toda clareza.

Vosso motorista psíquico sabe perfeitamente transformar vosso automóvel em aeroplano, se for preciso para chegardes a tempo ao lugar de vosso destino; porem, para isso, é preciso que o acostumeis a não receber ordens senão diretamente de vós e a recusar todas as sugestões que lhe queiram impor os outros viajantes.

O processo que deveis aplicar para habitua-lo a isso é manterdes em vosso pensamento as idéias de saúde e de progresso; os sentimentos e convicções constituem indicações precisas para a direção que vosso motorista deve seguir. Enchei vossa mente de imagens de saúde e felicidade, de prosperidade e êxito, e vereis que essas imagens guiarão vosso motorista pelo caminho reto que conduz ao bem-estar físico, ao triunfo e a felicidade.

Sejam quais forem as vossas condições atuais, podereis sair delas com facilidade desde que habitueis vosso motorista a obedecer-vos e lhe indiqueis com clareza e segurança o caminho que deve seguir, ou melhor, o ponto a que desejais chegar, porquanto o caminho ele o conhece melhor do que vós.

Esse corpo psíquico é a sede das emoções e é por isso que as emoções violentas e desagradáveis podem perturbar extraordinariamente a mentalidade de uma pessoa e produzir nela estados que a medicina normal desconhece e é incapaz de curar.

Porém, assim como a orientação erronia do corpo psíquico pode produzir graves desarranjos na saúde, a sua orientação para a saúde e o triunfo podem levar-vos muito longe no caminho da saúde e da felicidade.

Como esse corpo psíquico é a sede das emoções e sentimentos, não bastará pensardes para que ele receba as vossas ordens, mas é preciso que sintais aquilo que lhe disserdes para executar.

Se lhe ordenardes que vos dê obtereis saúde.

Porém, se sentirdes em vosso coração que estais melhorando ou que ides melhorar, a vossa melhora será inevitável, porque vosso corpo psíquico, obedecendo as vossas ordens, vos trará os elementos necessários para vossa saúde, por mais desesperador que seja vosso estado.

Podeis afirmar continuamente que estais melhorando de saúde e em negócios, porem se “no intimo de vossos corações”, duvidardes desse resultado ou estiverdes aflitos pelo sentimento das dificuldades, vosso motorista se verá atrapalhado para obedecer-vos e acompanhará mais facilmente os vossos sentimentos de duvida, moléstia ou insucesso.

Afim de evitar isso, apagai em vossos corações os sentimentos desagradáveis do passado ou do presente com um sentimento mais forte do que quereis ser no futuro.

Procurando sentir desde já a felicidade que desejais possuir, esse sentimento servirá de direção e incentivo para vosso motorista vos conduzir a essas condições almejadas, apagando de vossa memória os sentimentos contrários.

Quando conversardes com o vosso motorista para dar as vossas ordens, lembrai-vos de duas coisas: 1.ª que ele é Onipotente para a realização de vossos desejos, pois está em contato direto com a fonte infinita de todas as forças; 2.ª que só compreende a linguagem dos sentimentos e que estais em contato com ele por um fio que parte de vosso coração.

Por conseguinte, tudo o que sentirdes profundamente em vosso coração será recebido e executado exatamente por ele.

Se vosso coração estiver repleto de sentimentos do bem, da harmonia, da felicidade, da paz, da saúde, da prosperidade, vosso corpo psíquico vos levará para essas coisas na vida material, porque ele sabe onde elas se encontra, especialmente preparadas e guardadas para vós.

Quando surgirem em vós sentimentos de tristeza, desanimo, raiva, miséria; quando vos parecer que sois maltratados, desprezados, perseguidos e castigados pelos outros ou por Deus, não percais tempo em vos lastimar ou queixar, mas, sorrindo de vossa ignorância e vosso erro, dai ordens formais ao vosso corpo psíquico, que vos leve as altas regiões da alegria, da paz e da prosperidade.

Quando tiverdes de efetuar um trabalho difícil e vos pareça que não podeis realiza-los afirmai que ides faze-lo, imaginai diariamente que já o estais executando e procurai sentir em vosso coração as emoções produzidas pela sua realização, pois, se assim ficardes, vosso motorista preparará vossa maquina para a execução dos movimentos necessários ao trabalho que desejais efetuar.

As vezes, os resultados serão instantâneos; outras, porem, o motorista, acostumado na vadiagem ou no mau caminho, vos responderá que não pode, não pode; mas isso é uma ilusão que deveis combater o mais possível, lembrando-vos que ele é onipotente para a realização de vossos desejos.

Entretanto, para vencerdes esse obstáculo da parte dele, bastará sentirdes em vosso coração que ele pode, se quiser.

Vendo-se amimado pela vossa afirmação de confiança de que pode, se quiser, ele atenderá vossas ordens mais depressa do que podeis esperar.

Vosso motorista é uma criatura de hábitos segue literalmente os hábitos que sentis em vosso coração, sendo, por isso, indispensável mudardes vosso sentimentos para muda-lo. e nesse ponto que deveis dirigir todos os vossos esforços, pois, sem a mudança dos hábitos de vosso corpo psíquico, não será possível conseguirdes a saúde, nem a prosperidade e o progresso.

Quando uma pessoa vos auxilia por meio do tratamento mental, a primeira cousa que faz é despertar e dirigir vosso corpo psíquico para aquilo que tendes em vista, porém, se não concorrerdes por vossa parte para o mesmo fim, nada conseguireis, porque destruis com as vossas próprias mãos os efeitos produzidos pela ação do curador mental.

O vosso desejo e o vosso esforço são indispensáveis para alcançardes os resultados, da mesma forma que ninguém mais pode comer e beber com proveito para vosso corpo.

O circulo Esotérico, com a sua grande corrente espiritual, pode ensinar-vos a orientar vosso motorista no bom caminho, pode fornecer-lhe os documentos que lhe permitam seguir sua tora sem obstáculos, pode ajudar-vos no transporte das mercadorias que desejais adquirir, porem somente vós podeis tomar e comer aquilo que vos passa saciar a fome.

Se houvesse um magico capaz de vos proporcionar tudo o que de melhor existe no mundo, isso de nada vos serviria, se não tivésseis o desejo de possui-lo. Ora, esse desejo existe realmente em vós só quando estais dispostos a fazer os esforços necessários para a consecução do que desejais.

Portanto, é o desejo vivo, é o sentimento vivo da saúde e da felicidade que guiará o vosso corpo psíquico as regiões onde essas coisas se encontram em abundância, e donde as poderá trazer-vos a proporção que as necessitardes para vosso uso diário.

No campo espiritual, onde se encontram todos os bens que possais desejar, impera a Harmonia, o Amor, a Verdade e a Justiça, ali não podem penetrar as idéias de discórdia, os sentimentos de ódio, falsidade, o ressentimento e a injustiça, sendo absolutamente indispensável vos despirdes de tudo, se quiserdes alcançar a perfeita paz e felicidade, como sinceramente vo-lo desejo.

Considerações de trechos da obra:

“A GRANDE SÍNTESE” de Pietro Ubaldi.

De um outro extremo da vida (não obstante a consciência não aparecer com intensidade senão nos organismos superiores, onde, para a divisão de trabalho, se constróem órgãos específicos).

Ela está , todavia, sempre presente e, desde a consciência elementar dos proto-organismos ao espirito humano, o sistema do seu desenvolvimento é idêntico e constante.

O centro se enriquece em qualidade e poder, adquire desse modo a capacidade de construir para si órgãos sempre mais aptos à expressão da sua mais complexa estrutura.

Assim principio e forma, recíproca e alternadamente ativos e passivos, impulsionados pelos embates das forças ambientes, sob o impulso íntimo que, por lei de evolução, quer exteriorizar-se, gradativamente envolvem e, pela tensão deste contraste, a manifestação da vida desponta do mistério do ser para a luz, do pólo consciência para polo forma.

Desde a sua primeira forma protoplamática, a vida tinha que possuir uma consciência orgânica, mesmo que rudimentar sem o que aquele primitivo recambio não poderia subsistir.

Se vida corresponde a recambio e recambio corresponde a psiquismo, vida é igual a psiquismo.

Essa primordial consciência orgânica, na qual as leis fundamentais da vida já se acham presentes, está por toda parte em qualquer organismos.

Já se tendo desenvolvido na complexa estrutura cinética dos motos vorticosos, era integrantes da vida desde o primeiro aparecimento desta, como substrato fundamental de todos os futuros crescimentos.

Esta consciência orgânica transmudará em inteligência orgânica e instinto e por fim constituirá a consciência psíquica e abstrata no homem. (mente).

Desde suas primeiras formas, a matéria vivente possui as propriedades psíquicas fundamentais, os elementos dessa consciência inseparável da vida, porque é sua essência e condição.

A ameba possui já, todas as propriedades biológicas fundamentais: recambio, movimento, respiração, digestão, secreção, sensibilidade, reprodução e psiquismo.

A técnica da vida já lançou ali suas bases: as grandes linhas arquitetônicas estão traçadas.

O desenvolvimento se opera em todos os níveis, obedecendo à mesma técnica de transmissão ao centro psíquico já constituído, e do seu crescimento deste núcleo por meio de estratificações, ao seu redor, das capacidades sucessivamente adquiridas.

A repetição de uma reação como resposta a uma constante ação exterior, tende a fixar-se na trajetória íntima como uma nova forma.

A vida ansiosa por expandir-se e envolver, mantém abertos os seus braços às forças ambientes que a interpenetram em caudais.

E assim as reações se multiplicam e a consciência, ávida de sensações, se enriquece e se aperfeiçoa; a estrutura complica-se: mas nada se perde, e nenhum ato, nenhuma prova, passam sem deixar sua impressão.

Transformam-se a consciência primordial, a forma que a veste, o ambiente que a circunda, por um lento processo de contínuos reajustamentos.

“O SER SE TORNA CA VEZ MAIS SÁBIO, por ter vivido, e pelas experiências acumuladas.

Especializa, então, suas aptidões: nasce o instinto, uma consciência mais complexa, que recorda, sabe, prevê.

” Subamos ainda até o homem.

Subsistem os precedentes substratos:

A consciência orgânica, obscura, automática, mas presente, porque em funcionamentos, se bem que abandonada nas profundezas de ser; o instinto vivo, presente e, como nos animais, sábio e memorioso.

Mas uma nova estratificação se lhe acresce: a razão, a inteligência, formando aquele feixe de faculdades psíquicas que constituem a consciência propriamente dita.

Assim como o gérmen sintetiza todo o organismo que dele surgirá; como a vida sempre retorna ao gérmen, para recomeçar de novo em outra forma, repetindo o ciclo percorrido em toda a precedente evolução - tanto com fenômeno orgânico quanto como fenômeno psíquico- também o homem resume em si todas as consciências inferiores.

Cada célula tem, para isso, a sua pequena consciência, que preside ao seu recambio em todos os tecidos, em todos os órgãos; e uma consciência coletiva, mais elevada, lhes dirige o funcionamento.

Todo o organismo, assim é dirigido por instintos que regem e conservam a vida animal. (funcionamento dos órgãos).

INSTINTO E CONSCIENCIA - TÉCNICA DOS AUTOMATÍSMOS

Não vos cause assombro o que vos temos dito, pois não conheceis mais dogue uma pequenina parte de vós mesmos.

O funcionamento orgânico não se opera fora da ação de vossa consciência, confiado a unidades de consciências inferiores, situadas também fora delas?

A economia de energia, que a lei do mínimo esforço impõe, limita a consciência humana ao âmbito onde se executa o trabalho útil das construções.

O que foi vivido e definitivamente assimilado é abandonado nos substratos da consciência, zona que podeis denominar de subconsciente . Nessa conformidade, o processo de assimilação, base do desenvolvimento da consciência, se opera exatamente por transmissão ao subconsciente, onde tudo se conserva, ainda que esquecido, pronto para ressurgir tão logo um impulso o excite, um fato o reclame. (associação).

O subconsciente é precisamente a zona dos instintos, das idéias inatas, das qualidades adquiridas, é o passado transposto, inferior mas adquirido. (misoneirismo).

Ai se depositam todos os produtos substanciais da vida; nesta zona reencontrais o que tem sido e o que tendes feito; descortinais a estrada percorrida por na construção de vós mesmos, assim como nas estratificações geológicas descobris a vida vivida no planeta.

A transmissão ao subconsciente se faz, precisamente através da repetição constante.

Por isso dizeis que o habito transforma o ato consciente em ato inconsciente e dele forma uma Segunda natureza.

Aquela expressão tão comum define exatamente a substancia do fenômeno, e consubstancia o método da educação.

Podeis, assim, pela educação, o estudo, o habito, construir-vos a vós mesmos.

Tão logo um ato é assimilado, a economia da natureza o deixa fora da consciência porque para subsistir, não mais precisa de que esta o dirija. Logo que uma qualidade é adquirida, é imediatamente abandonada aos automatismos, sob forma de instinto, de caráter assumido pela personalidade.

Não se trata de extinção ou perda, porque tudo subsiste, presente e ativo, senão na consciência, indubitavelmente no funcionamento da vida, e continua a dar todo o seu rendimento.

APENAS É ELIMINADO DA ZONA DO CONSCIENTE, porque já pode funcionar por si, deixando o eu em repouso.

A qualidade assimilada e transmitida ao subconsciente, deixa, assim, de ser fadiga para se tornar uma necessidade, um habito, um instinto. (andar de bicicleta, nadar).

A impressão recebida pela matéria nela permanece e, quando ressurge, se exprime como vontade automática de continuar na sua direção, quase que como criatura psíquica independente, que, criada por vós, quer então viver sua vida.

Assim, pois, a consciência representa apenas a zona da personalidade onde se realiza o labor da construção do Eu e de seu ulterior progresso. Em outros termos: ela se limita só à zona de trabalho; e é lógico.

O consciente compreende unicamente a fase ativa, a única que sentis e conheceis , porque é a fase em que viveis e em que a evolução opera.

Podeis agora compreender algumas inexplicáveis características do instinto, bem como sua maravilhosa perfeição.

No instinto, a assimilação já se acha realizada; o fenômeno, pois, não está mais em formação, mas já alcançou sua ultima fase de perfeição.

Por isso, o instinto é tenaz e sábio; existe hereditário e não carece de adestramento, precisamente porque este já se realizou; age sem reflexão (no animal, como no homem) (fome do bezerro quando acaba de nascer) precisamente porque já refletiu o bastante.

A fase de formação já esta superada; o ato reflexivo, inútil, é por isso eliminado; a repetição constante já cristalizou o automatismo numa forma perfeitamente correspondentes às forças ambientais, que até então agiram de maneira constante.

Cálculos de forças, ações, sistematizações, sensibilidade e registração concorreram para o transformismo.

No cadinho das formações estavam mescladas, em ebulição, forças reguladas cada qual por um próprio princípio-lei, perfeito.

Perfeito, exato, portanto, devia ser o resultado.

O princípio diretivo que assegurava a constância das ações e condições ambientes, permitiu a estabilização de reações constantes no instinto e, consequentemente, a correspondência deste com o ambiente.

Compreendereis agora a estupenda presciência do instinto e de que infinita série de ensaios, incertezas e tentativas, seja ele o resultado. O indivíduo há de ter aprendido alguma vez esta ciência, pois do nada, nada nasce; há de ter se adestrado na constância das leis ambientes que ela pressupõe, a que correspondiam seus órgãos, e para as quais ele foi feito e proporcionado.

Sem uma infinita série de contatos, ensaios, de adaptações no período das formações, não se explicaria uma tão perfeita correspondência de órgãos e instintos, antecipando-se às ações no seio de uma natureza que avança por meios de tentativas, nem tampouco se explica a sua hereditariedade.

No instinto a sapiência está conquistada; já foi superada a fase de tentativas; já foi vencida a necessidade de recorrer a uma linha de lógica que, oferecendo diversas soluções, demonstra a fase insegura, incerta, em que entram em jogo os atos raciocinados, mas onde o instinto uma só via conhece, e a melhor.

Se é certo que a razão cobre um campo muito mais extenso que o limitado campo do instinto (e nisto o homem supera o animal, dominando zonas que este ignora), não é menos certo, que no seu campo, o instinto alcançou um grau de maturação muito mais avançado, expresso pela segurança de seus atos, e um grau de perfeição ainda não atingido pela razão humana que, ao agir por tentativas, revela evidentes características de sua fase de formação.

E, assim como o animal raciocina, porém rudimentarmente, no período de construção de seu instinto, a razão humana alcançará, quando a sua formação estiver completa, uma forma de instinto complexa, maravilhosa, que revelará a mais profunda sabedoria.

No homem subsiste todo instinto animal, de a razão não é mais do que continuação. Podeis agora compreender o que instinto e razão nada mais são do que duas fases da consciência.:

A primeira formada e, portanto em funcionamento automático; a Segunda, em via de formação.

Não considereis, pois, como antagonismo as duas feições do mesmo processo evolutivo.

No homem, alem de sobreviver todo o instinto animal, continua a se operar a formação dos instintos, como se deu com aquele, e pelo mesmo sistema- embora muito rapidamente – dada à potencialidade psíquica do homem, e em nível muito mais elevado, dada a complexidade de seu psiquismo. E assim como no homem é inconsciente a fase instinto, e consciente a fase razão, também no animal, afora o instinto inconsciente, há uma pequena zona de formação do consciente e do racional, se bem que de um consciente e de um racional ainda muito primitivos.

Se observardes vereis que nem todos os atos dos animais se acham cristalizados no instinto e que neles há sempre uma porta aberta para novas aquisições( adestramento, domesticamento ...).

Entre planta, animal e homem a diferença que existe é tão somente a do maior e menor caminho percorrido.

Observai quão grande é a parte de vós mesmos confiada aos automatismos; como a racionalidade humana tende a se cristalizar em atitudes instintivas e como se torna instinto tudo aquilo que está profundamente adquirido.

Há pois, uma zona obscura do subconsciente.

Além destas, há uma terceira zona, a do superconsciente em que tudo é expectativa e se preparam as conquistas do amanhã, fase atingível só pelo pressentimento e contidas em germem nas causas atuantes no presente, das quais representam o desenvolvimento.

São zonas de amplitude e posições relativas ao ser, conforme o grau de seu desenvolvimento.

Os limites do consciente variam grandemente mesmo para o homem, conforme a sua evolução pessoal; o que é consciente ou superconsciente para uns pode ser subconsciente (isto é, via percorrida e experiência adquirida) para outros mais adiantados.

Esses limites também variam durante a vida de um mesmo indivíduo, pois esta é, justamente o período de aquisições e transformações da consciência. A juventude é a idade mais apropriada para estas aquisições, por ser a juventude mais susceptível de educação.

Refrescada pelo repouso, a consciência está mais propensa à assimilação, à estabilização de novos automatismos que depois irão se fixar indelevelmente(muito bem enraizada) no caráter, sendo mais profundo e mais resistentes os primeiros a se enraizar.

Resumindo rapidamente todo o caminho percorrido por evolução, a zona do consciente tende sempre a subir, deslocando-se para o superconsciente; educação, hábitos maus ou bons, tudo se fixa em automatismos transmitidos ao subconsciente; a fase lúcida do trabalho construtivo transfere-se nos campos mais elevados e mais profundos para o íntimo do ser, como assimilação de qualidades espirituais.

Assim nada se perde de todas as lutas e dores da vida, de todo o bem ou mal praticados.

Não se perde, fora de vós pelo principio de causa e efeito; Não se perde, dentro de vós pelo princípio de transmissão ao subconsciente.

O acervo das vossas culpas, como de vossos méritos, o resultado de todas as vossas fraquezas ou esforços, o trazeis sempre convosco, qual quisestes.

A assimilação por automatismos e transmissão ao subconsciente é o meio de transmissão à eternidade das qualidades adquiridas por fruto de vosso trabalho.

Todo ato tem um eco e deixa um vestígio.

A técnica dos automatismos está nas vossas experiências do dia a dia e aquisição de qualquer habilidade mecânica ou psíquica.

A objeção que podereis levantar contra a teoria da assimilação, por automatismo, das experiências vividas (isto é, de que um hábito se perde pelo desuso), carece de valor, pois o que se transmite ao subconsciente é a aptidão e não o conhecimento; notai que a aptidão permanece mesmo que o conhecimento se desvaneça pela falta de uso, e sabe rapidamente reconstruir aquilo que parece destruído.

Daí todas as diversíssimas capacidades inatas, às quais tanto deve a vida, e que de outra maneira não teria explicação.

Assim como a repetição de inúmeros atos de defesa deu ao animal o instinto de defesa, a prática constante da moral confere ao homem atitudes morais; o pensamento se desenvolve e a inteligência enriquece. Tendes assim um meio de poderdes continuamente retificar a vossa personalidade; podeis ,vós mesmos plasmá-la para o bem ou para o mal, e desse modo o vosso destino, resultante das qualidades assimiladas, constituído e cercado pelas forças que pusestes em ação, pode sempre sofrer retoques de vossas próprias mãos.

Assim o férreo determinismo, imposto ao vosso destino pela lei da casualidade, se abre nas zonas das formações dirigidas para o futuro, num campo em que só domina o vosso livre arbítrio, senhor da escolha que depois – salvo retificações ulteriores – vos prenderá, por sua vez, pela mesma lei da casualidade.

RUMO ÀS SURPRESAS E ASCENSÕES BIOLÓGICAS

Eis a técnica do desenvolvimento do psiquismo, culminando na gênese do espirito. Investigai o subconsciente, e nele encontrareis todo o vosso passado a ressurgir nos instintos, nas tendências, nas simpatias, e antipatias.

Quem vos poderia Ter construído repletos de gratuitos conhecimentos instintivos, senão vosso passado?

E como poderia o gérmen da vida contê-los e, depois, num dado momento, desenvolvê-los presciente (saber antecipadamente) e proporcionados ao ambiente, senão por uma restituição?

Isto é, se este processo de descentramento cinético não tivesse sido precedido – por lei do equilíbrio – de um correspondente e proporcional processo de concentração cinética das qualidade adquiridas através de vidas e experiências? Haverá porventura um só fenômeno no universo que vos autorize a crer possível coisa diversa desta, que vos autorize a renegar a lei da casualidade, de proporção, de equilíbrio de justiça? Olhai para vós mesmos e depareis com um abismo.

Aí se encontram zonas mais profundas, a dos equilíbrios mais estáveis, onde se agitam os impulsos fundamentais da vida qual ela se definiu em suas fases mais longínquas.

Sobrevivência escuras, abismais, da primordial vida protoplasmática, a todo momento se agitam nas fibras do vosso organismo.

Instintos, como os de conservação, defesa, reprodução, por vezes explodem, sem esperardes, de uma zona de mistério, que desconheceis, na vossa consciência, pela maturação de um ciclo que é lei e vontade autônoma, progredindo sem que soubésseis ou quisésseis.( por exemplo: o instinto do amor explodindo na juventude).

É que tudo o que existe traz escrita em si uma lei, desde antes de nascer; Todo fenômeno esta completo no seu princípio, mesmo antes de sua manifestação.

Há zonas de trevas que vos causam horror, que não querereis olhar, mas que, não obstante, vos atraem e às quais em vão interrogais.

É O VOSSO PASSADO........

Mas para tudo há sempre remédio.

No superconsciente se encontra a luz para todos.

A febre da evolução, a insaciabilidade de vossa alma, são forças irresistíveis universais, que vos impelem sempre para mais alto.

A lei do progresso quer a contínua dilatação do psiquismo.

A evolução se lança irresistivelmente em direção ao superconsciente e se dirige para o supersensível.

Lembrai-vos de que a vossa consciência não é mais do que a dimensão de vossa fase de evolução, a, e que o vosso inexorável caminhar, deslocando-vos de fase em fase vos leva de dimensão em dimensão, para o superconsciente intuitivo e sintético de que já falamos.

Nas fases inferiores que percorrestes, de alfa a beta, o ser existente normalmente sem consciência, qualidade ali ignorada, como ignorada é para vós a dimensão do superconsciente.

O estado de consciência é fenômeno em contínua elaboração construtiva ou destrutiva; de conformidade com o trabalho que livremente executais, representa construção ou destruição na via da evolução que, no vosso nível, a, é progresso moral e psíquico.

Quem se entrega ao ócio, para; quem pratica o mal desce e destrói o próprio eu, extingue a luz de sua própria compreensão; quem trabalha para o bem cresce e dilata a si mesmo, cria a própria riqueza de concepção e potencialidade d’alma – punição e prêmio automáticos e exoráveis.

Assim a dor, pelas reações de espirito, que provoca, é agente de ascensão a fases e dimensões superiores.

Passarão as formas materiais da vida; passarão os povos, civilizações, humanidades e planetas, mas, um herdeiro recolherá o produto de tanto labor, que não se efetuou em vão: a alma.

O eterno mudar das coisas, nunca saciado, dará um resultado que não ficará perdido, pois que se ampliando continuamente o campo dominado no âmbito consciente, desloca-se progressivamente o limite do sensório.

O super-humano se torna humano, o superconsciente se torna consciente, o inconcebível, concebível.

A consciência adquire então uma nova dimensão.


Por Luiz Antonio de Matos