A Mestria II

(textos resumidos dos livros de instruções esotéricas que se seguidos e vividos nos levam à mestria)

Se afastardes completamente uma criança dos jogos infantis ou a mantiverdes constantemente em companhia de pessoas já idosas, cujas inclinações e simpatias são as próprias da idade avançada, essa criança irá, desde logo, perdendo o vigor, crescendo patética e sem a natural vivacidade da infância, pois a criança necessita, tanto como de qualquer outro alimento, ou talvez mais, da corrente mental procedente da reunião das outras crianças, suas companheiras.

Se obrigardes um homem de educação grosseira e sórdida, que só se acha bem junto aos seus comparsas, ao redor da mesa de um botequim, a passar muitos anos só na companhia de filósofos e homens de ciência, é certo que ele virá a sofrer, mental e fisicamente, em conseqüência do isolamento em que ficarão suas qualidades espirituais peculiares, afastadas de um ambiente de forças que constituem para ele a mais apropriada alimentação.

Cada um de vós está sujeito à ação desta mesma lei, segundo a qual vossa mente tem de ser alimentada por outras mentes análogas, que sintam as mesmas simpatias e sejam dirigidas por interesses semelhantes.

Se houver dificuldades ou obstáculos a que isso se realiza, logo virá a enfermidade física, pela falta de adequada alimentação invisível, tanto ou mais necessária do que a visível.

Até agora, somente tem sido considerada possível a cooperação por meio da reunião e ajuntamento dos corpos físicos das pessoas.

Mas, como se tem visto com muita freqüência, a reunião dos homens em sociedades e organizações semelhantes tem produzido resultados muito escassos e até nulos, quando as mentes desses homens não se acham em uníssono.

A única cooperação de resultados efetivos e capaz de fazer triunfar um negocio ou empresa qualquer, é a cooperação dos elementos espirituais, procedentes de varias mentalidades, que agem no mais perfeito acordo.

Nenhuma organização externa do gênero humano, seja de caracter político, religioso ou financeiro, pode florescer ou prosperar, sem a cooperação espiritual de seus elementos componentes.

Essa cooperação pode ser grandemente efetiva, ainda que os corpos físicos daqueles que fazem uso da força espiritual ou mental estejam muito distanciados e se desconheçam completamente.

Por outros termos mais claros: aqueles que todos os dias dedicar um curto espaço de tempo a emitir um pensamento repleto da mais perfeita bondade e do mais ardente amor para todo o mundo, amigos e inimigos, atrairá a si a benéfica corrente espiritual formada por todos os pensamentos de natureza análoga.

Se todos os dias dedicardes certo espaço de tempo a desejar o bem de vosso semelhante, começareis a mentalizar e organizar esta corrente espiritual.

Desta arte, se duas, três ou mais pessoas se ajuntarem, ainda que uma vez por semana, com o propósito de estabelecerem a unificação de toda a sua força mental, mesmo que seja somente durante uns poucos minutos, na aspiração comum de conseguirem o bem e a felicidade própria e dos outros, verificarão, depois de algum tempo, que produziram uma verdadeira acumulação desta força construtora e invisível, e, se as reuniões periódicas continuarem ininterruptamente, gerarão um volume cada vez maior de força, que se constituirá em poder organizado e inteligente, o qual abrirá, cada dia, canais e caminhos para o bem particular de cada um e geral de todos na sociedade.

Acontece aqui como com a caldeira de vapor, que, quanto maior for, mais força produz, maior é o numero de maquinas que pode movimentar e mais numerosas e diversas são suas aplicações.

Como a humanidade inteira está espiritualmente reunida, não formando mais do que um só corpo espiritual, deixardes olvidada a mínima parte dela, no ato de formulardes vossos bons desejos, é o mesmo que, se, ao tratardes de curar alguma doença de que sofresse vosso corpo físico, deixásseis esquecida – desamparada de vossos cuidados – uma parte do mesmo, com o que, naturalmente, prejudicareis sua totalidade. Igualmente, com esquecerdes, por ódio ou má vontade, uma parte da humanidade, a mais insignificante que seja, causais dano a todos, inclusive a vós mesmo.

E se persistirdes na reunião periódica indicada, não há duvida que, mediante este mesmo poder silencioso e cheio do mais profundo mistério, sereis guiado para outras reuniões semelhantes, realizadas com propósitos análogos, ajuntando-se e fundindo-se vossa força com a delas, e, desta maneira, sem prévia organização externa de qualquer espécie, sem a fundação formal de qualquer sociedade, sem ter absolutamente em conta as leis e as instituições escritas, vos encontrareis, um dia, na mais completa e simpática comunhão de propósitos e desejos com as pessoas de todos os países, as quais, pela sua elevação mental e por seus gostos aprimorados, se sentirem atraídas para vós, do mesmo modo que vós para elas.

Existe atualmente, tanto no nosso como nos demais países, uma proporção maior de espíritos que, em conseqüência do relativo avanço e progresso das mentalidades, alcançaram a possibilidade de reencarnar-se.

À medida que as vossas opiniões se ampliam e se elevam, e, portanto, vos tornais mais liberais aqui na terra, abris, por assim dizer, o caminho para que se aproximem de nosso planeta espíritos de qualidades mais quintessenciadas, assegurando, desta maneira, a chegada á terra de novos entes, que atuem eficazmente sobre ela, pois é necessária a vinda desses novos seres para tornar possível a aquisição desse grau de poder que fará os espíritos livres, independentes e senhores em absoluto do mundo material.

Cada um de vós, como espirito que é, está obrigado a possuir e usar esse corpo físico, com o fim de aproveitar todas as experiências que ele vos proporcionam, até adquirir e desenvolver completamente esse grau de poder.

Por essa razão, é preciso que cada um se reencarne e empregue um corpo físico após outro, até Ter alcançado a conveniente medida de conhecimento espiritual e a conseqüente aquisição de poder.

Então, e somente então, pode dizer-se que começará vossa verdadeira e positiva existência. No ponto em que termina o necessário período das inconscientes reencarnações passadas, começa também a vossa vida verdadeira, na qual a matéria já não será mais vossa dominadora, como agora acontece.

Então sereis o senhor da matéria, e, com o poder que possuireis sobre os elementos, vos será possível formar um corpo físico segundo vosso gosto e até podereis fabricar quaisquer outras coisas materiais.

No passado, alguns homens tiveram este poder e, no futuro, muitos mais o terão. Outro resultado deste desenvolvimento ou evolução será a função e mistura dos mais elevados mundos espirituais com o nosso mundo material, inferior e atrasado, ou seja, a vida da Nova Jerusalém, que alguns dos videntes ou profetas dentre os primitivos cristãos já anunciaram, dizendo que virá um tempo em que os homens poderão viver no espírito ou na matéria, conforme lhes aprouver.

Se o leitor pertence á classe de espíritos verdadeiramente adiantados ou progressistas, ser lhe-á da maior importância que atenda e siga as nossas simples e claras indicações, afim de que, ao projetar seu pensamento no espaço, possa estabelecer laços de comunhão mental com outras mentalidades de natureza semelhante.

Aquele que assim fizer, conseguirá, com o tempo, atrair a cooperação daqueles de que necessita e que, por sua vez, precisam dele.

Tendes necessidade de comunicações e intercâmbio com os espíritos de ordem análoga á vossa, para vos fortalecer e firmar nas idéias que conheceis, as quais, desde há muitos anos, estão a clamar á vossa porta, para que lhes deis entrada, e são verdades vivas, não fantasias ou facções, como vos convencereis, quando verificardes que outros homens, que se acham longe de vós e aos quais não conheceis, obedecem ás mesmas idéias.

O desejo de cooperar com todos no espirito da mais perfeita bondade, embora não consegues reunir-vos fisicamente aqueles que sentem o mesmo desejo, será para vós um primeiro passo para a aquisição de um poder maior aqui na terra. Este poder, mais cedo ou mais tarde, vos libertará de uma nova reencarnação inconsciente, na qual, devido ás experiências relativamente lentas que resultam do nascimento e crescimento físicos, tendes de apreender a viver a cada nova entrada que fazeis no plano físico.

Quando tiverdes conseguido um estado espiritual apropriado, estando o corpo e a mente tranqüilos, sossegados e o mais possível livres dos cuidados e preocupações quotidianas, constituíres ao redor de vós uma atmosfera espiritual, á qual podem vir outros espíritos iguais ao vosso em elevação de vistas e de inclinações, permanecendo nela enquanto mantiverdes a pureza dessa atmosfera, e daí pode muito bem resultar a mais esplendida iluminação de vossa mente.

Quero dizer que, assim, criareis um lugar especial em que os espíritos se sentem perfeitamente bem, desejando cada vez mais permanecer nele, de modo que tanto eles necessitam de vós, quanto necessitais deles, estreitando-se progressivamente as vossas relações mutuas. O espirito desencarnado e sem corpo não é completamente independente dos encarnados ou que vivem neste mundo.

De fato, necessitam, em muitos casos, de maior assistência e auxilio.

Que só lhes podem dar os encarnados, e, além disso, pode muito bem não existir rompimento nos laços das relações espirituais, pelo simples fato de uma das mentalidades estar em pleno uso de um corpo físico e de que a outra careça dele.

O ente que, entre todos os do universo, está mais estreitamente unido convosco, e cujas relações mentais e perfeita comunhão convosco poderia ser-vos da maior utilidade, estará, com certeza, aguardando ansiosamente a ocasião de aproximar-se de vós, aproveitando para isso os meios que indicamos aqui.

Depois que os tiverdes posto em pratica, outros novos meios se vos ocorrerão, sugeridos pelos primeiros, os quais concorrerão para estreitar cada vez mais as relações entre as mentalidades que se harmonizam, tornando, deste modo, realizáveis as mais extraordinárias possibilidades espirituais, que os homens do tempo presente julgariam tão improváveis como as lendas que se contam nas “Mil e uma noites”.

Quando algum de vós, em afastado retiro, a sós ou em companhia de outros, fixa sua mente no firmissimo desejo do bem para o mundo, atrai para si e adquire imenso poder, que nunca mais o abandonará.

No entanto, não é sempre necessário que, no momento de vos reunirdes para a aquisição de poder, mantenhais vossa mente na direção de um fim determinado; basta que o desejo de adquirir maior poder seja forte e predominantemente mantido em vossa mente.

Se vos achais reunidos, num conjunto de diversas pessoas, que se congregam espiritualmente, com o mesmo desejo do bem, depois de alguns minutos de silencio, podeis, para melhor concentrardes o espirito no propósito, entreter-vos ouvindo boa musica ou palestrando agradavelmente sobre qualquer assunto, que não encerre o menor vislumbre de inveja, zombaria ou má vontade contra ninguém.

Se surgir em vosso intimo uma ponta desse espirito de malícia, projetais, imediatamente, essa forma danosa de pensamento, corrompendo um dos cabos de vosso invisível laço de união com os demais e cortando, assim, toda comunicação com as regiões mais elevadas e mais poderosas do pensamento.

Não é necessário que mantenhais firme em vossa mente o ato de projetar para fora um determinado propósito, pois, desde que o tenhais formulado e emitido uma vez, com toda a energia de vossa mentalidade, ficará constituindo uma força ativa na direção que lhe tiverdes dado, quer estejais pensando nele, quer não, e só poderá ser neutralizado se emitirdes um propósito diferente.

Aqueles que dispõem de um ouvido atilado e de uma viva percepção espiritual, compreenderão facilmente a importância do que recomendamos aqui, ainda que não seja de esperar que nossas indicações sejam, desde logo, cumpridas á risca e com regularidade.

E embora elas consigam despertar imediatamente o zelo de alguém, podem vir períodos, na vida, em que esse zelo e interesse de caiam completamente, devido á atenção ser solicitada por graves cuidados, por grandes prazeres, por outras fases da vida mundana, ou mesmo pode abrir-se um abismo entre o indivíduo e a pratica de dedicar, todos os dias, alguns minutos á prece mental silenciosa.

Porém, uma vez lançada a semente em vosso espirito, não mais morrerá. Algumas vezes, quiçá, depois de haverdes cometido uma grave falta

essa semente brotará vigorosamente e, então, sua ação vos será altamente proveitosa, como que vos proporcionando novo vigor para vos levantardes da falta cometida, levando-vos, assim, para a comunhão e cooperação mental, que será o primeiro passo para uma vida nova – a vida espiritual – na qual gozareis de uma felicidade muito superior á podereis gozar em vossa existência física.

Então compreendereis também que o exercício da prece mental, feito tanto a sós como em grupo de indivíduos igualmente crentes, é o meio verdadeiro para alcançardes uma vida nova, maior clarividência e maior poder concentrado para o êxito de vossas empresas e negócios. Finalmente, compreendereis que esta é a maneira mais direta e segura de obterdes participação no riquíssimo e inesgotável banco do Poder Infinito do Espirito.

“A prece de fé cura todas as moléstias”, e o pensamento que emitis, desejando o restabelecimento de um amigo doente, leva-lhe um auxilio que lhe servirá de muito. Se outros ajuntarem sua prece á vossa, aumentarão proporcionalmente a força desenvolvida, que a pessoa receberá como eficaz auxilio. Se o corpo físico já estiver gasto e inutilizado, de modo que o espirito não possa permanecer nele por mais tempo, então vosso auxilio mental servirá para sustentar o espirito em transe tão difícil. A cura completa não poderá dar-se, enquanto não houverem cessado as falsas imaginações e vãs apreensões da moléstia.

Podeis ir corrigindo vossos defeitos com períodos regulares de disciplina mental; não vos esqueçais, de que vos é absolutamente impossível progredir e mudar vosso modo de ser, no transcurso de alguns meses, nem sequer em anos, pois os hábitos e tendências físicas possuem raízes muito fortes.

Tendes de dar muito cuidado a que a prece mental não se torne um simples habito que executeis superficial e maquinalmente.

O que não puderdes fazer com toda a energia do coração, melhor será que deixeis de fazer. Podeis ficar, porém, absolutamente certo de que o fogo vivo, que se acha encerrado nestas verdades, jamais se apagará de vosso coração, ainda que permaneça latente durante muito tempo.

No universo não há força que possa comparar-se ao poder da comunhão do pensamento num só propósito determinado, e esse poder está sempre em ação em todos os graus de movimento.

Quanto maior for a causa produtora do poder mental, mais ele cresce e mais forte se torna. Algumas vezes, é empregado, inconscientemente, para o mal; porém, sua força aumenta intrinsecamente, quando é empregado para o bem, de maneira que o poder beneficio de uma mentalidade é superior ao que podem produzir dez mil mentalidades dirigidas para fins baixos ou motivos condenáveis.

Todavia, é sempre um poder invisível e silencioso, que age por caminhos misteriosos e tranqüilos; não se opõe visivelmente a nenhuma outra força e, para exteriorizar-se, não emprega forma materiais, nem outra classe qualquer de energia física.

A publicação destas instruções foi começada no meio das maiores dificuldades, e sem capital algum; e, tal foi nossa crença, que pode ser levada avante e deve seu êxito crescente à força reunida de umas poucas mentalidades que, sempre que podiam, se ajuntavam em silenciosa prece, exprimindo um mesmo e ardente desejo.

Para as pessoas que desejarem possui-la, damos, em seguida, uma formula ou composição de palavras, por meio da qual pode fazer-se a prece mental, ainda que não se deva esquecer que não há necessidade dela, pois, não é necessário formular em palavras a prece mental. Entretanto, para facilitar aos que encontrarem dificuldade em faze-la, diremos que pode ser mais ou menos assim:

“Infinito e Eterno Espirito do Bem, dai-nos uma força para podermos corrigir e arrancar nossos defeitos.

Dai-nos também um espirito sempre crescente de benevolência para com todos os nossos semelhantes. Dai-nos a fé, e fazei com que sigamos cada dia mais a lei, o caminho e os meios pelos quais havemos de obter a saúde, a paz, a felicidade e o bem-estar mais firmes e perduráveis.

Dai-nos, finalmente, uma fé perfeita na lei da vida eterna”.

BONS E MAUS EFEITOS DO PENSAMENTO

A comunhão de pensamento é uma ressurreição das verdades vitais da existência humana.

Estas verdades foram ensinadas em todos os tempos, porém só na época presente é que há um esforço universal para aplica-las à vida pratica.

Os credos, cerimoniais e especulações metafísicas que, como cascas, envolviam as sementes vivas da verdade, vão-se abrindo e a parte vital está-se tornando visível á vista dos homens.

Não gosto de falar sobre minhas experiências próprias, porém o faço para proveito daqueles que necessitam de exemplos concretos para se orientarem.

“Antes de iniciar minha pratica da cultura mental ensinada pela comunhão do pensamento, minha vida era um insucesso físico e financeiro. Minha vontade era apenas latente e vivendo na discordância mental e física, não tinha muita probabilidade de uma prospera carreira comercial e pouco êxito obtive.

Eu era irritável e infeliz, e, vivendo cheio de idéias pessimistas, não manifestava ambição alguma.

Porém, a pratica dos processos de afirmação, desenvolveu os poderes latentes de minha mentalidade e a filosofia otimista da comunhão do pensamento mostrou-me que a vida era digna de viver-se.

Agora, a prosperidade espera todos os meus esforços, porque desenvolvi minha confiança própria e outros atributos mentais positivos que estavam latentes. Agora, até a simples existência é uma alegria.

Como observador dos princípios da comunhão do pensamento, vejo diariamente o grande beneficio derivado diretamente da aplicação dos processos que desenvolvem os poderes mentais latentes no homem.

Se os exercícios físicos desenvolvem os músculos latentes no corpo, porque não se há de aplicar as mesmas regras aos músculos mentais? Provei conclusivamente, para mim mesmo, que a fé, a esperança, a confiança, a coragem, a vontade de todos os atributos mentais que podem ser proveitoso para a humanidade, se desenvolvem facilmente pelo processo de afirmação ou auto-sugestão.”

Tal é o que nos escreve um dos nossos associados, que não se limitou a ler nossas instruções, mas pôs em pratica, diariamente, as leis da vibração mental.

É penoso dizer aqui que os que são mal sucedidos, devem seu insucesso á má direção de seu pensamento e á falta da atitude mental conveniente.

A ação benefica do pensamento aplicado corretamente não tem limites.

Entretanto, há uma força tremenda num ambiente passado, na educação e na hereditariedade, que constituem o maior impecilho à direção reta do pensamento; porém, pelo poder do pensamento construtivo; podemos constituir um novo caracter de força igual ou superior.

Para eliminar todas as causas de insucesso é necessário a humanidade ser educada numa diretriz de cooperativismo e harmonia, afastando-se do sistema atual de concorrência, que é prejudicial a todos, pois o sucesso aparente do rico, forte e empreendedor, não compensa os sofrimentos morais e materiais com que terá de pagar sua violação da lei de unidade do todo.

O indivíduo pode praticar a comunhão do pensamento e não conseguir o êxito, se não educar convenientemente seu caracter para expressar de um modo construtivo sua energia mental.

Por exemplo, certa senhorita, secretaria num estabelecimento comercial, tinha uma disposição naturalmente combativa, sendo fonte de antagonismo entre os que a rodeavam; procurando, por meio da comunhão mental, tornar-se mais positiva para alcançar êxito e melhorar sua posição, só conseguiu tornar-se mais antipática do que era.

Para poder progredir, teve de modificar primeiramente seu caracter, adquirindo uma disposição harmoniosa, delicada e amiga de todos.

Aqueles que admitem a teoria de que uma mentalidade pode influir sobre outra, e ninguém que a tenha experimentado poderá pô-la em duvida, compreenderão facilmente a possibilidade de mudar o ambiente pela força do pensamento.

De fato, a mente é o fator básico de toda a vida e atividade mundana. Um indivíduo cria uma atmosfera mental e um ambiente social de acordo com sua atitude mental predominante. Assim como o imã arqueado possui uma esfera de influencia magnética, o homem traz consigo uma esfera de influencia mental.

Se ele for negativo, sua esfera de influencia será pequena e fraca. Se for positivo, isto é se sua mente vibrar pensamentos de fé, coragem e confiança, sua esfera de influencia será atrativa e vasta.

Considerai, pois, que todos os negócios do mundo são dirigidos pela mente, e estão sujeitos ás influencias mentais, que as mentes positivas são senhoras, ao passo que as negativas agem como auxiliares e vereis porque o homem de energia vence.

Sem duvida, é necessário que o homem de energia esteja convenientemente preparado para o lugar que pretende ocupar.

As forças positivas dos elementos inferiores da sociedade movem a situação política das grandes cidades, ao passo que o elemento religioso apenas exerce uma influencia negativa.

O político diz: “posso e quero”, e executa. Os sustentáculos da moralidade empregaram as afirmações negativas ou desprovidas de energia e convicção.

O positivo vence.

Quando aqueles que representam o bem e a verdade compreenderem a doutrina da comunhão do pensamento, se operará uma grande transformação na vida e nos negócios humanos.

A comunhão do pensamento ensina, como elemento básico de seus princípios, que o homem é um centro individualizado de inteligência no vasto oceano de energia mental; que o homem é um individualização da mente Infinita e está aprendendo gradualmente, pela experiência, a individualizar cada vez mais inteligência da fonte universal, até sentir em si mesmo a vibração do Espirito onipotente e saber que é cooperador com Deus.

Numerosos são os elementos de uma mentalidade positiva e podeis tomar como pedra de toque para estabelecimento da positividade de uma qualidade mental ou física a seguinte pergunta: -- “Far-me-á esta qualidade melhor, mas forte e mais eficiente?”

Entre as qualidades positivas indispensáveis ao êxito e felicidade na via, distinguem-se as que enumeramos em seguida.

FORÇAS MENTAIS CONSTRUTIVAS

O Centro de Atração

Todo homem deve constituir o fundamento de seu próprio eu. Não há limite para o que pode construir nessa base.

Na proporção em que EU SOU, tudo o que é meu

Me vem, pela lei de atração.

Repeti esta afirmação oculta muito a miúdo e, se vos mantiverdes em observação, vereis alguma nova veia de poder abrir-se em vosso caminho e alguma coisa nova, algum novo amigo ou alguma experiência valiosa se vos apresentará e sereis mais feliz pela realização de um novo poder em vosso próprio ser divino.

Um dos nossos associados, que empregou a afirmação acima com grande proveito, escreveu a um amigo sobre o valor dela:

“Minha afirmação Eu sou está produzindo efeito diário e sua força aumenta ilimitadamente.

“Repito a afirmação: Na proporção em que Eu sou”, etc., e então repasso mentalmente por tudo o que eu sou, e os resultados são mais ou menos os seguintes:

“Eu sou uma ilimitada corrente de vida que parte diretamente de Deus.

Eu sou filho de Deus e sei que possuo uma grande herança.

Eu sou forte na saúde e no intelecto.

Sou paciente

Sou afetuoso.

Sou paciente.

Sou rico.

“Repito muitas vezes por dia esta afirmação e só o dizer Eu sou, me dá vibrações admiráveis de alegria.

Muitos proveitos tirando, sob varias formas.

“Desejo que experimenteis as minhas afirmações.

Elas me dão um sentimento de grande satisfação. Repeti - as milhares de vezes por dia e aconselho - vos a conserva–las vibrando sempre em vosso interior”.

O PODER DA FÉ

Uma grande onda de ressurgimento passou pela humanidade.

Está espalhando – se por toda a terra e despertando uma nova virilidade e feminilidade nos velhos e moços.

A vida está dando origem a uma nova força e fé nas mentes humanas. O que, há alguns anos, parecia ser um sonho impossível, é agora considerado coisa atingível. Posso e quero, é a nova voz que se ouve na terra.

Pela fé tudo é possível.

Esta antiga verdade está adquirindo nova força.

Vede que invenções admiráveis estão surgindo da fé manifestada pelas mentes humanas. Vede o que a fé na eletricidade está produzindo.

Porém, o maior de todos os progressos é as alturas triunfais a que os homens estão chegando pela fé no eu.

Começamos a ver que a mente humana é capaz de um desenvolvimento ilimitado.

As potencialidades divinas são armazenadas no organismo do homem, á espere de seu reconhecimento e expressão.

Dentro de cada um de vós reside o fogo de um caracter admirável, como o gigantesco carvalho está adormecido na bolota e, pela fé em vós mesmo, os admiráveis poderes e possibilidades de vosso caracter começarão a manifestar – se e fortalecer – se dia a dia.

O novo século começou uma era de nova fé – fé nos inesgotáveis poderes adormecidos do eu. A nova época chama todas as mentes ao despertar de sua vontade e fé, adormecidas, e a correr para a vitoria.

A fé em si mesmo e a vontade podem ser cultivadas pelo exercício, como se desenvolve um músculo por meio do exercício. “Fortalecei – nos com incessantes afirmações”, disse Emerson. Podemos nos fortalecer para qualquer tarefa; podemos formar células cerebrais cheias de fé e polarizar a força de vontade á altura de qualquer necessidade, tomando uma atitude mental positiva, afirmativa e confiante.

Homem, talvez desejeis atingir uma elevada posição na vida, e vossa esperança de atingi–las pareça além de vosso alcance.

Desejais encetar um estudo ou obter uma instrução técnica ou obter uma instrução técnica para preparar–vos para uma posição que exija saber e habilidade.

Os homens estão vencendo obstáculos aparentemente intransponíveis e triunfando.

Uma fé indomável e uma vontade persistente são as forças mentais que os guiam e lhes dão as alegrias do triunfo.

Tenho fé em vós. Tenho fé nas faculdades e forças de vossa natureza.

Ninguém, senão vós mesmo, pode limitar–vos.

Que o canto de vosso coração seja, diariamente: Posso e quero.

Destruirei a oposição pelo meu fervor.

Converterei outros pela minha fé.

Infundirei nos outros meu entusiasmo vivo.

Embora tudo pareça estar contra mim, entretanto produzirei continuamente nova fé e criarei diariamente o destino que quero para mim.”

Mulher, tende fé em vossos ideais.

Tende fé na possibilidade de faze-los reais. Joana Congill, conhecidissima redatora de jornal, refere que seu desejo de fazer – se escritora se tornou tão forte, que a levou de uma boa posição no palco, para a redação do “ Harper’s Weekly”, onde se pôs imediatamente a trabalhar, sem ter experiência, como escritora.

Parece quase impossível que assim fosse, porém os indivíduos que têm fé, realizam a miúdo coisas impossíveis.

O mundo é impressionável; é sensível às mentalidades positivas.

Todos os negócios do mundo são negócios mentais – as mentes os governam e as mentes podem ser influenciadas por uma mentalidade de fé e convicção.

De modo que vossos desejos e esperanças devem ser vigorosos. Construi vossos ideais e aspirações numa base forte de fé.

Que nada vos desanime. Que vosso temor nervoso do que os outros possam pensar, não paralise vossos esforços.

Convencei–vos primeiramente e ficareis surpreendido pela facilidade com que os outros corresponderão aos vossos pensamentos e sentimentos positivos.

Pela afirmação contínua de vossa própria vontade, toda a vossa mente se tornará positiva e resistente.

Vencereis as tendências mentais negativas. Vossa nervosidade será dominada. Tornar–vos-eis destemido. Tereis a felicidade de realizar vossos ideais.

Vossos amigos vos encararão com admiração ao ver um indivíduo alegre, destemido, vencedor pelo exercício de uma sublime fé e de uma vontade invencível.

Vossa fé será uma prova real e positiva de que, tendes consciência de vosso Eu Sou ou Eu Superior.

Essa consciência se manifestará por uma convicção absoluta de que vossos esforços estão sendo bem sucedidos e de que dispondes de forças superiores a todos os obstáculos que possam apresentar-se.

A fé em vosso Eu Sou vos dará forças para persistirdes até chegar o momento da vitoria, por que vos fará compreender que o triunfo é certo, sendo apenas questão de tempo e firmeza.

A fé de que aqui falamos não é uma crença vaga, mas sim a expectativa confiante de que os vossos desejos se realizarão!

FORÇAS MENTAIS DESTRUTIVAS

A CRITICA

A critica é uma força mental intensamente destrutiva.

Quando compreendemos o efeito que o pensamento tem sobre o sensitivo organismo humano, não nos admiramos de que haja tanto sofrimento no mundo.

A critica mordaz é aplicada universalmente.

Setas mentais de critica, cobertas do veneno do ódio e da malícia, são fontes maiores de má saúde do que todos os germes de doenças até agora descobertos.

Os que procuram a saúde gastaram fortunas inutilmente.

Os médicos aplicaram todos os seus conhecimentos sem resultados algum, pois a causa era muito fina, muito sutil, para poderem diagnostica–la.

Nos mais íntimos recessos do pensamento estavam as setas envenenadas, a torturar e dilacerar as células dos rins, dos pulmões ou de algum outro órgão.

Porém, quando o curador, com seu conhecimento intuitivo da fonte secreta das causas e seu conhecimento da negação, voltou a força de seu espirito para os recessos íntimos do paciente, rapidamente a causa foi vencida, as células se regozijaram na vida acalentadora de Deus e a harmonia se tornou manifesta de novo.

Conheço uma família em que a critica era exercida constantemente. A pessoa mais receptiva, um jovem, recebia as setas mentais nos pulmões, em que elas perturbavam a entrada da força vital e assim chegou o dia dele abandonar a terra por efeito do que se chama tuberculose, mas a causa real foi a critica. Então a família soube que a força do pensamento é uma verdade. Compreenderam os componentes dessa família que, inconscientemente, tinham encurtado a existência física do irmão, porem o habito da critica se tinha enraigado tanto, que continuou.

Então uma das irmãs começou a tossir. O medico declarou que estava sofrendo de tuberculose e, apesar dos meios fisicos e mentais de tratamento, ela ficou pior. Como os hábitos mentais da família não podiam ser mudados, pois as pessoas que a constituíam estava em constante discussão umas com as outras e emitindo qualidades mentais maliciosas, aconselhei uma mudança de ambiente para a moça. O resultado foi um rápido restabelecimento.

Quando as qualidades materiais se acham tão profundamente enraigadas na vida familiar que o Espirito de Amor é lento em expressar-se perfeitamente pelos seus membros, é melhor quem se separem aprender a apreciar as virtudes ou tolerar as faltas mutuas. Lenta, mas seguramente, se destruirão mutuamente pelo veneno e poder seus pensamentos, se viverem em discórdia. Nada há de sagrado nessas relações de família e quanto mais depressa saibam de verdade, melhor será para todos, porém, graças ao Divino Poder e Sabedoria, muitas famílias que viviam em discórdias, estão-se harmonizando pelo recebimento da sabedoria do amor divino. Não há muito, soube de um caso destes: uma senhora casara-se com um viuvo que tinha duas filhas moças, as quais lhe amarguraram terrivelmente a existência. Porém, quando ela tece conhecimento dos efeitos benéficos do Amor e pôs-se a pratica-lo, as coisas tomaram rumo inteiramente novo. Logo que ela começou a viver sob a influencia deste Espirito Divino, as moças se tornaram respeitosas e boas, e o inferno se mudou em paraiso.

A Falsidade

Aqueles que praticam a falsidade criam uma força mental desintegraste que, certamente, destruirá muitas das possibilidades de êxito. A falsidade é uma tendência mental que não só procura em cobrir a verdade, mais também destroi as benção–a riqueza, saúde e paz.

Que a verdade sempre procura manifestar.

Os indivíduos falsos, naturalmente atraem para si mentalidades desonesta, tanto no plano psiquico como no fisico, na atmosfera fica carregado uma força destruidora.

Plantam as sementes da discórdia e desintegração em suas próprias naturezas e nas dos que são negativos a suas influencias.

Suas mentes se tornam como que uma nuvem escura que cobre a o poder da verdade.

Aqueles que se deixam fascinar pela sua falsidade, deixa de ser a verdade e são levados a crer que o falso é justo, que a doença tem o poder e que só a vontade egoísta triunfa.

Aqueles que é obrigado relacionar-se com uma pessoa falsa, deve, ao estar junto dela, manter-se na harmonia do poder e da verdade.

Deve procurar sentir que seu próprio organismo esteja em tal harmonia com a verdade viva, que não possa ser afetado pela esfera de falsidade.

Depois, ao afastar-se desta atmosfera, deve negar a influencia da mente da pessoa, enquanto se sentir perturbado por ela.

Tais caracteres, fazem aqueles que são facilmente afetados pela força do pensamento, ficarem nervoso e contrariados.

Quando a causa disso é o contato mental com um caracter falso, o tratamento está na negação e na afirmação, como indiquei acima.

Poucos compreendem os grandes resultados que podem ser conseguidos pelo emprego das negações e afirmações convenientes. Por isso, muitos recebem, desnecessariamente, os estados mentais de seu amigo.

Os períodos de tristeza que se apresentam sem causa aparente, são apenas reflexos enviados por outras mentalidades.

O caso seguintes ilustra o fato de estarmos ligados tanto a tristezas com as alegrias da humanidade.

Um homem relatou-me que teve um sonho muito perturbado, no qual observou que seus parentes da Suécia estavam muito tristes por causa da morte de um membro da família, e não levou muito tempo que veio a saber que seu sogro morreu na noite em que tivera o sonho.

Se vos conservardes alegre e radiante, vivendo na atitude mental de gratidão, não tereis necessidade de sofrer por causa dos pecados e tristezas dos outros.

Logo que reconhecerdes que vossa mente desceu ao plano em que pode sentir perturbação e depressão, podeis, fazendo afirmações alegres, aumentar a radiação de vossa alma e elevarvos ao plano mental das vibrações tranqüilas e harmoniosas. Não deveis receber esses estados mentais depressivos, com a idéia de que, assim, estais ajudando outra pessoa a carregar seu fardo.

Se souberdes de quem recebeis as idéias tristes, podereis ajuda-lo muito, pela negação da realidade e necessidade da tristeza e desanimo, e enchendo a mentalidade desanimada com sua própria felicidade radiante.

Aquele que se deixa cair em estado negativo as emanações de tristeza, pode receber sugestões de cometer suicídio, apagar a tristeza com a embriaguez ou procurar o esquecimento na ação de drogas.

Quando alguém se deixa dominar por pensamentos maus de qualquer espécie, ciúme, inveja, ódio, sensualidade ou seja o que for, abre a entrada para a influencia de terríveis ilusões que não o abandonarão enquanto não lhe destruírem o corpo.

De modo que cada qual deve receber todos os estados mentais negativos com uma vontade indomável de vencer, sabendo que a perseverança na negação e na afirmação, os louvores e as preces, lhe permitira macumular suficiente força espiritual para vencer todos os obstáculos. E, então, esses estados negativos que se enfrentarem com o sentimento de te-los dominado, se tornaram degraus condutores a vitória divina.

EXERCÍCIOS:

Sempre a respiração (8x8x8x8x8) puxa o ar contando de 1 a 8, segura-o contando de 1 a 8,solta-o contando de 1 a 8, prenda a respiração contando de 1 a 8, repita este processo por 20 vezes, durante 10 dias, depois 40 vezes, assim até atingir 100 respirações.

respiração: bloqueia uma narina e aspire o ar, desbloqueia esta, bloqueie a outra e solte o ar.

Aspire por esta mesma narina que soltou o ar, soltando o ar pela outra. 10 minutos ou toda vez em que estiver nervoso.

Desenhar mentalmente uma lousa branca, escrever nela com a cor azul (amor), apagar deixando-a totalmente branca.


Por Luiz Antonio de Matos