O QUE É MAÇONARIA

A maçonaria é a mesma no mundo todo?

Sim, um maçom brasileiro é maçom no mundo todo, existem alguma diferenças administrativas, mas, um maçom da China por exemplo, é recebido como maçom e tratado como tal no Brasil e no resto do mundo.

O que é Maçonaria?

Maçonaria: é uma associação de homens livres e de bons costumes, sábios e virtuosos, que se consideram irmãos entre si, e tem por finalidade ser uno com o universo, amar, amparar e orientar a humanidade fazendo com que a ressonância cósmica abranja a todos. Considera que todos somos irmãos, independente de credo, raça e cor. É uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

A Maçonaria é uma religião?


Embora tenha a função de religar o homem ao Pai, não é uma religião . É uma sociedade que tem por objetivo unir os homens, no sentido mais amplo e elevado do termo e, nesse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção.

Para ser Maçom é necessário renunciar sua religião?


Não , porque a Maçonaria abriga em seu seio, homens de qualquer religião, desde que acreditem em um só Criador. Esta afirmação foi feita durante a Inquisição e difundida pela falta de conhecimento dos homens da época, chegando até nossos dias, principalmente entre fanáticos religiosos, porque a maçonaria não se preocupa em correr atrás do que dizem, pensa somente em fazer.

A Maçonaria é filosófica?

É filosófica porque em seus atos e cerimônias ela trata da essência, propriedades e efeitos
das causas naturais. Investiga as leis da Natureza e relaciona as primeiras bases da moral e
da ética pura.

A Maçonaria é filantrópica?

É filantrópica porque não visa lucros, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça. Procura promover a alegria dos homens, a felicidade por meio da elevação espiritual.

A Maçonaria é progressista?

Partindo do princípio da imortalidade do ser e da crença em um Ser criador regular e infinito, não se apega a dogmas, prevenções ou superstições e não esconde a verdade, não se considera dona da verdade, pelo contrario, incentiva o homem na pesquisa científica. Deus é ciência.

Quais são seus princípios?

A liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças ou nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos iguais na proporção de revelação do Pai em nós, somos irmãos.

E o seu lema qual é?

Ciência, Justiça e Trabalho. Ciência para esclarecer o espírito e enaltece-lo; Justiça , para equilibrar as relações humanas; e Trabalho para dignificar o homem.

O que a Maçonaria entende por Virtude?

A Maçonaria entende que a Virtude é a força que nos impele a fazer o bem em seu mais amplo sentido. Colocando o dever acima do prazer.

A Maçonaria é tolerante?


A Maçonaria é eminentemente tolerante e exige dos seus membros a mais ampla tolerância. Respeita as opiniões políticas e crenças religiosas de todos os homens, reconhecendo que todas as religiões e ideais políticos são igualmente respeitáveis.

O que a Maçonaria combate?

A ignorância, a superstição, o fanatismo, o orgulho, a intemperança, os vícios, a discórdia, a dominação e os privilégios. Este combate, na verdade são acertos que o ser deve fazer durante a caminhada de volta ao Pai, não importando se é na maçonaria ou congregação religiosa, onde quer que esteja deve lutar. A maçonaria procura esclarecer, e elevar o espírito humano dando a liberdade de escolha a todos que dela se aproxima.

Quais são as condições indispensáveis para ser Maçom?


Crer na existência de um princípio Criador; ser homem livre e de bons costumes, ser consciente de seus deveres para com a Pátria, seus semelhantes e consigo mesmo, ter uma profissão ou ofício lícito e honrado que permita prover as suas necessidades pessoais, de sua família e a sustentação das obras da instituição; ser convidado por um Maçom e aprovado pelos demais .

O que é um Templo Maçônico?


É um lugar onde se reúnem os Maçons periodicamente para praticar as cerimônias ritualísticas que lhe são permitidas, em um ambiente fraternal e propício pra concentrar suas atenções e esforços para melhorar seus caráter e espírito, desenvolvendo seu sentimento de responsabilidade, fazendo-lhes meditar tranqüilamente sobre a missão dos homens na vida e recordando-lhes constantemente os valores eternos cujo cultivo lhes possibilitará aproximar-se da Verdade.

O que se obtém sendo Maçom?


A possibilidade de aperfeiçoar-se, instruir-se, disciplinar-se, de conviver com pessoas que por suas palavras e obras podem constituir-se em exemplos, de encontrar afetos fraternais em qualquer lugar do mundo, de ter a enorme satisfação de haver contribuído, mesmo em pequena parcela, para a obra moral e grandiosa do desenvolvimento humano. Enfim, se obtém a sabedoria no servir.