Juventino Ramos Martins

Nasceu em Conquista, Minas Gerais, em 02 de maio de 1902, filho de Jesuíno Ramos Martins e Ana Maria de Jesus. Casou-se com Dª. Arlinda Barbosa e desse casamento nasceram: Diva, Juventino, Francisco, José e Carlos. Do seu segundo casamento com Dª. Sebastiana Lacerda nasceram: Aparecida, Luiz, Marcos e Eduardo.
Suas atividades como auxiliar farmacêutico começaram na infância, até tornar-se Oficial de Farmácia. Adquirindo seu próprio estabelecimento, prestou serviços práticos de manipulação e ajuda diagnóstica a toda população de Barretos e região.
As famílias simples levavam seus filhos primeiro no “Seo Juventino”, porque com ou sem dinheiro as crianças eram tratadas.
Foi iniciado em 09 de junho de 1945 na Loja Maçônica “Fraternidade Paulista”. Chegou ao grau 33 em 27 de maio de 1980.
Ocupou em loja os mais variados cargos, e participou de todas as comissões existentes.
Em 06 de julho de 1983 recebeu a Medalha de Prata “Danilo José Fernandes”, por 25 anos de trabalho e dedicação.
Foi aceita por unaminidade dos Irmãos a proposta do nome de JUVENTINO RAMOS MARTINS para o Centro de Estudos Maçônicos da Loja Fraternidade Paulista. Antes de sua partida, Juventino certificou-se que seu trabalho teria seqüência, pois de sua família já haviam sido iniciados na Loja fraternidade Paulista, seu filho Francisco de Assis Martins e seu neto Roberto Ramos Martins.
Juventino mudou-se para o Oriente Eterno em 07 de novembro de 1984, deixando profunda saudade entre os irmãos da Fraternidade Paulista de Barretos.