1º RELATORIO DE ATIVIDADES DESTA CASA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CASA DO MAÇOM JOÃO BARONI 02
Terminada a construção e após sua inauguração em 27 de abril de 2008, começamos nossas atividades direcionando a casa para atendimento à Família Maçônica Universal, como já preconizava a sua Pedra fundamental em 23 de abril de 2006.
Assim, estamos acolhendo irmãos, cunhadas e seus parentes ascendentes e descendentes, em um apartamento com acomodação para o paciente e um acompanhante com fornecimento diário de duas refeições ( café da manhã e lanche à tarde), sem qualquer custo para nossos abrigados. Ao todo são 11 apartamentos completos que compõem a Casa.
Além disso, disponibilizamos algumas facilidades para maior comodidade de nossos hospedes as quais relacionamos:
SERVIÇO SOCIAL
Mantemos esse serviço que atua em contato com a administração do Hospital de Câncer de Barretos, no sentido de facilitar o atendimento de nossos hospedes. Não trabalhamos realizando marcações de consultas ou agendando datas de atendimento, o que os pacientes devem fazer diretamente pelo seu medico ou o Serviço Social de seu município; a nossa atuação começa depois que o tratamento já foi iniciado. A nossa Assistente Social, que é nossa funcionária, atende também a Família Maçônica, para agendamento de vagas na Casa, o que pode ser feito pelo telefone (017- 3325-75-22), no período das 13,30hs.as 17,30 hs, de segunda a sexta feira.
TRANSPORTE
Temos um veículo Doblo/Fiat, que faz o transporte das pessoas entre a Casa e o Hospital, além de outras utilizações conforme a necessidade dos hospedes, como idas à rodoviária, etc.
LAVANDERIA
Fica a disposição de nossos hospedes, com a sua utilização obedecendo algumas regras ditadas pela Casa, regras essas que são dadas ao conhecimento de todos, logo na chegada.
COZINHA
Refeições como almoço e jantar que não são providas pela Casa, estão sendo feitas pelas cunhadas e até por alguns Irmãos, pois colocamos a sua disposição uma cozinha completa com todos os utensílios necessários. Notamos que há uma integração para que as refeições sejam oferecidas à todos, até mesmo para aqueles hospedes que se encontram sozinhos e não tem aptidão nenhuma na arte de cozinhar, mas contribuem com a compra dos alimentos.
INTERNET
Temos um computador ligado a internet que é utilizada para diversão e até profissionalmente por alguns de nossos hospedes. Não há restrição ao seu uso.Nossa internet é provida gratuitamente por um Irmão do quadro.
TELEFONICO PUBLICO
A Casa conta também com um telefone público (17-3323-0565) instalado dentro de suas dependências, cujos cartões são fornecidos a preços quase de custo, cuja finalidade é de facilitar apenas as comunicações.
CURSO DE BORDADOS
Para as cunhadas e acompanhantes foi implantado um curso, que é administrado pela nossa assistente social tendo como professora voluntaria e profissional a mãe de nosso Venerável. Aqui as pessoas aprendem e podem doar o resultado de seu trabalho para um futuro bazar, cuja renda será revertida em beneficio da própria Casa, que fornece todos os materiais necessários (pano, linha, agulha, etc.).
VISITANTES.

Até esta data, tivemos a visita de 200 membros da Família Maçônica, que apenas passaram pela Casa, visitando nossas instalações e, assinando nosso Livro de Visitantes.
Para finalizar podemos dizer que estamos administrando nossas despesas sem deixar de prestar um serviço de qualidade e para que o custeio esteja dentro do numerário (doações) que está sendo depositado em nossa conta 25.628-5, agencia 0031-0 do Banco do Brasil.
Nestes cinco primeiros meses de funcionamento passaram pela Casa 57 pessoas das quais muitas delas foram e retornaram diversas vezes, conforme a programação medica do Hospital, totalizando 108 atendimentos de passagem pela Casa e, algumas delas permanecendo por mais de dois meses devido aplicações de quimioterapia e radioterapia. Assim, quando estávamos em julho, chegamos a 100% de utilização de nossos apartamentos o que vem acontecendo até hoje, com exceção de 1 ou 2 unidades que por um lapso de tempo ,entre a saída e a entrada de um hospede, acabam permanecendo vazios por alguns dias.
As pessoas atendidas vieram de Lojas de diferentes Potencias e de muitos Estados da Federação. As Lojas estão relacionadas no final deste relatório.
Com isso, a Fraternidade Paulista e os seus membros que atuam direta e voluntariamente na administração da Casa, juntamente com voluntários das demais Lojas de Barretos, ganharam muito no ato de fazer novos amigos e no conhecimento de Irmãos.
Sentimo-nos ainda mais realizados quando vemos a incrível demonstração de irmandade e fraternidade, que se nota, no reencontro entre aqueles que na Casa permanecem e os que retornaram à seus lares. Telefonemas, visitas rápidas e inesperadas demonstram os laços de amizade que esta se criando em torno da Casa. Acreditamos estar contribuindo para a integração de uma comunidade maçônica, que transcende a divisão entre Potencias, ampliando e reforçando os sentimentos de irmandade e solidariedade que deve existir entre os maçons.
BARRETOS, 22 de Setembro de 2.008
A DIRETORIA.
RELAÇÃO DAS LOJAS ATENDIDAS
Loja Liberdade 193 – Araçatuba /SP
Estrela de Dourados 2015 – Dourados/ MS
Recanto Hospitaleiro 11 – São José do Quatro Marcos/MT
Nova Luz – Ituverava /SP
Obreiros da Paz – Araxá/MG
Fraternidade Fernandopolense – Fernandópolis/SP
Fronteira do Arinos 70 – Tapurá/MT
Arquitetos da Pirâmide – Ilha Solteira/SP
Marechal Rondon 37 – Ji-Paraná/RO
Acácia de Mirandópolis/SP
Loja Fraternidade 24 – Aparecida do Tabuado/MS
Amizade e Justiça 27 – Mirassol/SP
Estrela Caldense – Poços de Caldas/MG
Acácia de Goioerê – Goioerê/PR
Padre Cícero Romão Batista – Rio de Janeiro/RJ
União Universal 50 – Votuporanga/SP
Amor e Justiça – Coxim/MS
Perola – Birigui/SP
Paz e Fraternidade – São José do Rio Preto/SP
Justiça e União – Goiânia/GO
Renovação e Progresso – Patrocínio/MG
Liberdade do Sudoeste 2145 – Jataí/GO
Amor Progresso e Justiça 2117 – Água Clara/MS
Deus Universo e Justiça – Passos/MG
Igualdade 1647 – Monte Alto/SP
União e Liberdade II – Formosa/GO
Acácia Penapolense – Penapolis/SP
Aurora II 2017 – Campo Grande/MS
Harmonia 106 – Registro/SP
Grande Benemérito Trabalho e Virtude – Colorado D’oeste/RO
Vigilante da Fronteira – Três Fronteiras/SP
Pássaro da Paz – Arapongas/PR
Filhos da Viúva – Barretos/SP
Arquitetos da União 546 – Lins/SP
Jaime Seiti Fuji 2980 – Arapongas/PR
Paranaíba Nº4 – Itumbiara/GO
XII de Outubro 191 – Mirandópolis/SP
Mensagem da Serra – Santa Rita do Passa Quatro/SP
Carlos Bray – Barrinha/SP
José Ferreira Vieira – Votuporanga/SP
Loja Universitária – Patos de Minas/MG
Luz e Liberdade da Amazônia – Alta Floresta/MT
Estrela do Noroeste do Brasil – Penapolis/SP
XI de Agosto – Pereira Barreto – SP.









Por Joaquim Valentim Solla - Presidente