Dia dos Pais

Parei para escrever alguma coisa para o pai maçom e de repente me peguei lembrando do dia a dia de nossa loja a emoção vai tomando conta da minha razão e é só o coração que se expressa, começa aparecer fleches na minha memória, á iniciação do Carlos e do Eduardo filhos do Manoel Nunes Filho, este não se continha de emoção, a iniciação do Henrique filho do Joãozinho do Samirzinho do meu chará Marcelo o coração de seus pais (todos maçons de minha loja), dava para escutar as batidas de longe, mas tem uma passagem que poucos presenciaram, é quando o Paulo Kehdi fala de seu pai, é uma emoção impar os seus olhos enchem de lagrimas e sua emoção é verdadeira, ela sai do fundo de sua alma, é um sentimento entre pai e filho que se eterniza pelo tempo.
Em meus 10 anos de maçonaria nunca me lembro de uma homenagem ao Pai Maçom, não sei o por quê; acho que é porque ninguém se auto homenageia mas, para que eu consiga falar algo sobre o pai maçom meu coração impõe a condição de que eu deixe a de pai (apesar de ser pai há pouco tempo) e pense e sinta apenas como filho.
Se nós prestarmos atenção na função do pai vamos perceber que esta função é base para a formação de um grande ser, de um ser correto de princípios de bom caráter de conduta reta e honesta.
Existe um ditado que diz: as palavras convencem, mas, os exemplo arrastam, por isto muitas vezes um pai se priva dos prazeres da vida para poder educar seu filho. É engraçado mas, o pai também tem que ir se educando ao longo desta jornada, em uma fase inicial o pai muitas vezes usa da autoridade às vezes até um pouco de força para educar. Em outra fase nada disto dá certo este pai tem que mudar de atitude tem que convencer, as suas ideologias tem que estar em sintonia com seus atos.
Pai ser que ensina, princípios, desenvolve virtudes, fala o “sim e o não”, aquele que tenta edificar um templo no interior de seu filho, aquele que burila a pedra bruta até aparar todas as suas arestas.
Pai, são poucas as vezes que temos maus sentimentos relacionados a seus “NÃO”, felizmente muitas vezes o sentimento de amor, admiração de respeito de amizade são muito mais freqüentes.
Com o caminhar da vida os filhos vão perdendo a sua meninice e por uma barreira preconceituosa acaba deixando de abraçar de beijar de dizer para seu pai uma frase tão simples tão pura tão verdadeira que sai sem a gente fazer força, é só olhar em seus olhos e dizer “pai eu te amo”.
Falo agora a todos aqui que são filhos sem prescrever idade que nunca é tarde para expressar o mais puro sentimento, faça-o em quanto à luz na vida porque depois que a luz se apaga este pai descansara em paz ou não. Peço aos irmãos licença para findar meus pensamentos ora de pai ora de filho com um tríplice e fraternal abraço ao maior pai que existe na face terra: “O MEU”.
Marcelo Franco Eiras.

M.·.M.·. Fraternidade Paulista – Barretos SP – G.·.O.·.P.·. .






Por Marcelo Franco Eiras